7 de mai. de 2010

Dar a Bíblia à Pátria

Com o final da II Grande Guerra, em 1945, um clima de otimismo e esperança se espalhou pelo mundo. No Brasil, também houve um cenário favorável ao crescimento da distribuição da Bíblia.


É nesse período que surge a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), uma entidade criada por destacados líderes cristãos. Com o lema "Dar a Bíblia à Pátria", a SBB é fundada em 10 de junho de 1948, no Rio de Janeiro. A partir de então, assume as atividades de tradução, produção e distribuição da Bíblia em todo o território brasileiro.

A SBB é uma entidade nacional, que faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial de entidades, cuja fundação remonta ao século XIX e que foi criada com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 145 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios, que são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

Além do trabalho na área de tradução e publicações de Bíblias, a SBB se destaca por sua atuação no campo da ação social. Desde 1962, quando inaugurou o barco Luz na Amazônia para prestar assistência espiritual e social aos ribeirinhos, a SBB tem desenvolvido inúmeros programas sociais que atendem a diferentes segmentos da população como estudantes, índios, presidiários, enfermos e deficientes visuais.

Sua natureza filantrópica, social e cultural é amplamente reconhecida pelos órgãos oficiais brasileiros, tendo os seguintes títulos e certificados

--------------------------------------------------------------------------------

1965 - Título de Utilidade Pública Federal
1966 - Título de Utilidade Pública do Estado do Rio de Janeiro
1967 - Registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)
1967 - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
1998 - Título de Entidade de Utilidade Pública do Município de Barueri (SP)
1999 - Certificado de inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri (SP)
1999 - Título de Entidade de Utilidade Pública do Estado do Pará
2001 - Título de Utilidade Pública do Município de Belém (PA)
2001 - Certificado de inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Recife (PE)
2002 - Ordem do Mérito Cultural

Fonte: SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário