6 de jul. de 2009

Os Obreiros e os Desafios da Pós Modernidade

 Hoje, temos o desafio de vencer alem das adiversidades da, também temos o dever de vencer os desafios da pós modernidade.
  Antes de tudo, devemos identificar e reconhecer sua causas principais. Vamos descar apenas três das mais diversos disafios.
  1. O egocentrismo, que a Bíblia chama de "amantes de si mesmo". Hoje revestido por termos como auto-estima, amor-próprio, auto-realização, auto-aceitação (II Tm 3. 1 e 2 )

        1.1 O  abandono da Palavra de Deus como remédio para resolver os males, e a procura pelo pseudociência (Falsa ciência). Teorias dos 4 temperamentos, testes de personalidades, a busca por causas externas dos problemas (hiatos de memórias, regreção, circusntancias, etc.), tem levado minlhões a fugir das responsabilidades dos seuas atos e transferil-os para os outros: Pais, igrejas, pastores, sociedade, etc.
       1.2  A mornidão espiritual de algumas pessoas na igreja, que muito mais do que atingir a sua esperitualidade, neutraliza a sua funcionalidade, deslocando sua visão da visão de Cristo(uma visão dentro de uma visão gera divisão) Ap 3.14-17.
  2. Restabelecer os Padrões divinos para uma vida dentro da vontade de Deus. Mas como?
      
       2.1 Abandonar e combater o egocentrismo, viver uma vida de renúncia, abnegação e piedade. "Colocar Deus a cima de tudo e de todos". (Mt 22.36-39; 11.28-30; 16. 24-25; Gl 2.20; Ef 2.29)
       2.2 Voltar à Palavra, com  uma atitude de oração e devoção; crer na suficiência da cruz e combater a exageros, que tenta delinear todos os problemas do homem pela ótica freudiana. (Sl 119.105; II Co 5.17)
           

"A Bíblia contém os planos de Deus, o estado do homem, a caminho da salvação, a recompensa dos santos, o julgamento dos pecadores. Suas histórias são verdadeiras, suas doutrinas sagradas, seus preceitos determinados. Ela tem luz para guiá-lo, alimento para sustenta-lo, conforto para animá-lo. Ela é o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússula do piloto e navegador, a espada do soldado e o alforge do oprimido e o manual do cristão. A bíblia é um rio de prazer, uma mina de riqueza, um paraíso de glórias. Leia, para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo. (autor desconhecido)."
    3.  Restaurar a funcionalidade da igreja, como lugar de cura e refrigério. A igreja do ponto de vista moral e espiritual tem que ser impactante, relevante, precisa fazer a diferência (Ap 3.18)


Fonte:
Revista Manual de Obreiro. Edição 42,43 CPAD
Lições EBD. 3º Trimestre 2008/ CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário