28 de mai. de 2009

O Verdadeiro Amor

I Sm 20.17
" E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma."

  Davi e Jônatas, um pacto de amor e lealdade, demonstração de afeição e coragem de ambos os personagens. Hoje por algumas pessoas este amor é confundido por amor homossexual, sendo que na verdade é a mais pura demonstração do amor de Deus na vida de um ser humano. É confundido por ser uma declaração de Jônatas para Davi explícita.
  Na lingua Portuguesa temos a dificuldade de expresar em que tipo de amor estamos falando, amor de um pai para um filho, de um filho para um pai, de um irmão para o outro, de um amigo ou amiga, porque amor é sempre amor em nossa lingua, talves esta seja o motivo da confusão de expressão de amor de Davi para com Jônatas. A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
  Um número diferente de palavras gregas é utilizadas para o amor, como em toda a língua grega se distingue a palavra pela forma que ela é usada. No Grego antigo tem três palavras distintas para o amor: eros , philos, e ágape. Entretanto, como com outras línguas, fica historicamente difícil separar os significados destas palavras. Apesar de tudo, os sentidos em que estas palavras foram usadas geralmente são dados abaixo.

    O érōs de Eros, uma palavra grega moderna “ erotas ” com a sua significante de “o amor (romântico)”. Aparece com freqüência na literatura grega secular, mas não na Bíblia. Eros é o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo. Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O eros apresenta-se como amor pelo outro mas é amor por si próprio. Daí a nossa palavra "erótico".

  A philos de Philia (φιλία), amizade no grego moderno, um amor virtuoso desapaixonado, era um conceito desenvolvido por Aristóteles. Inclui a lealdade aos amigos, à família, e à comunidade, e requer a virtude, a igualdade e a familiaridade. Em textos antigos, a philia denota um tipo de amor global, usado como amor entre a família, entre amigos, um desejo ou a apreciação de uma atividade, bem como entre amantes. Este é o única outra palavra para o “amor” usada nos textos antigos dos Novo Testamento além de ágape, mas uniforme é usado substancialmente menos. Relaciona-se com a alma, mais do que com o corpo. Lida com a personalidade humana – o intelecto, as emoções e a vontade. Envolve compartilhamento mútuo. Em português, a palavra mais próxima é amizade. A forma nominal é usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tg 4.4), mas o verbo “amar”, no sentido de “gostar”, e o adjetivo “amável” são usados muitas vezes. Este é o grau de afeição que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, “Simão, filho de João, tu me amas?”. O pescador respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. No original grego, o sentido é: “Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo” (Jo 21. 15,16).

O storge, é o amor mais relacionado à família – Rm 12.10 – Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. O desaparecimento desse amor é mencionado em Rm 1.31 – insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia e 2 Tm 3.3 – sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.


  O agápē de Ágape, significa o “amor incondicional” . Pode ser descrito como o sentimento de estar satisfeito ou de se ter em consideração elevada. O verbo aparece no Novo Testamento que descreve, o relacionamento entre Jesus e os seu discípulo amado. Na literatura biblica, seus significados são ilustrados como auto-sacrifício, dando o amor a todos -- amigo e inimigo. É em Mateus 22:39 é usado, “ame seu vizinho como a si mesmo,” e em João 15:12, “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” e em João 4:8, “Deus é amor.”


Jônatas e Davi tinham não tinham um amor sexual, mas sim um amor de lealdade de para com outro, em uma história de gerra ouvi:

   "Um soldado leva um tiro fatal e cai em quanto a tropa corre para se abirgar em uma trincheira. Uns dos soldados fica tentado a voltar e trazer de volta seu companheiro para junto deles, seu sargento persebendo a ação do soldado,diz que é loucura voltar para resgatar um soldado que está a morte e colocaria sua vida e a dos outros em risco se fizeste a busca.
Ele pensa por alguns minutos e mesmo contra a vontade do sargento e a lógica de que já podia star morto e morrer tanbém ele vai em busca de seu amigo para o resgatar. Quando volta trazendo o soldado ferido com o tiro fatal ele constata que o soldado está morto logo quando chega na trincheira, se isto já não foisse suficiênte seu sargento o reprova seu ato inconseguente e arriscado.
  O soldado olha para seu sargento e diz: Eu sabia que você voltaria para me buscar!
Por isso eu votei para lá!"
 É o mesmo que acontece com com Davi e Jônatas, caso ocorrece algo com alguns dos dois, o outro se responsabilizava com a família do outro, cuidaria do era seu (2 Sm 9:1)

A fidelidade está instrinsecamente ligado ao amor, por isso é que Jesus nos deixou como mandamento em apenas dois, amar Deus acima de todas as coisas e o prócimo como a si mesmo (Mc 12:33). Quando se ama não há traição, se não há traição logo não há infidelidade, está tudo ligado na palavra amor. Sertamente a palavra mais apropriada para descrever o amor, seria Caridade
  Quem diz que é fiel sem amar está mentindo par si mesmo, porque o amor é a base de tudo, mais que os dons, mais que o trabalho. Amar é estar a serviço do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário