14 de ago. de 2009

Evangelismo e Interação com o Meio

   Tenho observado com o olhos analíticos, a cerca do que é Evangelismo para o cristão atual, e para minha surpresa não muito animadora é que as pessoas não estão muito incomodado com esta questão importante, evangelismo. Este pensamento me levou por caminhos diferente para poder intender o que está acontecendo na igreja protestante.

   O caminho escolhido das pessoas, vomos dizer que não tem muito afinidade com sair do seu "cantinho" de adorador para ir ao encontro dos necessitados do Evangelho. Uma das coisas que percebi é que nem sempre quem oferece compra o produto!

  Sim, é verdade, muitas pessoas que anunciam que devemos evangelizar não faz parte de grupo nenhum de evangelismo, simples mente manda as pessoas irem sem ele (ou ela) mesmo ir, e isto não é uma coisa muito boa de se ver, mas é o que acontece.
  Pessoas que não estão envolvidas com evangelismos que anunciam que "amanhã terá evangelismo", mas elas mesmos não vão, como as pessoas vão interagir com o meio se não abraçarmos como Paulo fez."E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas." Rm 10.15.
  Para Paulo não era um pessoa, mas uma satisfação de ter sido escolhido para a pregação do Evangelho. Paulo ofereceu o que tinha aceito como legado Cristo, para ter uma boa venda de produto é necessário o vendedor comprar o produto que vende, porque se ele não comprar quem vai comprar o é oferecido por ele, só é vendido o que se acreditava.

Uma outra coisa é como são promovidos os convites para fazer parte do evangelismo. As pessoas ouvem cada coisa de quem "promove missões" que é só a misericórdia de Deus para poder ouvir até o final!
Comer cérebro de macaco ou fezes de galinha, comer bichos sem cozimento, etc.
Mais parece a auto promoção de que"eu sou capaz" do que a promoção de Missões, para uma igreja que não promove missões fica difícil de promover.
A partir destes pontos que temos que pensar um pouco o que devemos fazer para a promoção de missões em nossas igrejas.

Percepção
É a interpretação que o indivíduo faz de tidas as informações que recebe do meio em que vive. Imagine você comendo um cérebro de macaco...!
Se você não conseguiu, nem eu.
Temos que passar a doçura que sentimos quando alguém é levada a Cristo, com o mais sublime toque do Espírito Santo em suas vidas, esta deve ser marcante em sua vida a ponto de não mais querer ficar de fora do evangelismo de sua igreja. mesmo que vá só ele ao trabalho, mas irá porque sentamente vai querer sentir este prazer de novo em sua vida.

"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Rm 08.14-18
Sensação
  O homem tem infinitas sensações, mas só percebe percebe aquilo que consegue atribuir um valor. A percepção depende das informações adquiridas com o meio.
  É importante que a pessoa sinta missões, veja missões e respire missões, no ramo de marketing "o que é mais oferecido mais é vendido", quanto mais ele sentir como o meio funciona mais ele se envolverá, claro que isto não acontece da noite par o dia, mas é um trabalho que terá êxito quando as pessoas interagirem com o meio."E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso     Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte". Ap 12.10,11

Motivação
  Tão importante como a percepção e sensação é a motivação, a motivação em parte é extrínseca (exterior; de fora) e, em intrínseco (íntimo). Os promotores de missões e pastores podem administrar aquilo que se refere ao lado externo extrínseco da motivação, o lado intrínseco, esse só depende do próprio membro (com a atuação do Espírito Santo), pois diz respeito a individualidade de cada um. "Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos". II Co 9.1,2


Pense um pouco
  O método que estamos utilizando está dando certo?
  Se não estamos tendo êxito no trabalho que estamos fazendo, é melhor mudar de método do que jogar um trabalho de uma vida embora. Um grupo de evangelismo inteligente é aquela que absorve o conhecimento dos membros enaltecendo o grau de conhecimento individual e coletivo, sendo disciminado para todo o grupo, balizando a gestão do conhecimento.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário