28 de ago. de 2009

Teste da Salvação: Retidão, amor e Verdade

Você tem certeza da salvação?
Está é uma pergunta simples e objetiva para aqueles que acreditam em Deus, sendo o único provedor de salvação por Jesus Cristo.
Acredito que cerca de noventa por cento (90%) das pessoas leram esta mensagem logo dirão para que sim, são salvas por ter Cristo em seus corações. Mas esta pergunta eu quero que você responda quando ler este simples teste para ter convicção de salvação. Não quero aqui traçar uma linha imaginária de salvo e não salva, mas demostrar através de uma simples lembrança do que aconteceu nos tempos de João o apóstolo de Jesus Cristo, quando ele mesmo escreveu sua primeira carta para a igreja de seu tempo a certa da certeza da salvação.

Em I Jo 01.01-04, João nos diz:
“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.”

  João se dirige a igreja que passava por uma transformação de conhecimento a palavra de Deus, mas com um sentido diferente do que ele João e o próprio Senhor Jesus Cristo avia ensinado para eles (os apóstolos).
Talvez influenciada pelo agnosticismo naquele tempo alguns membros da comunidade mais desenvolvido nos estudo estavam colocando dúvidas no povo a cerca da salvação. João através deste desde livro põe fim a esta discussão como vemos a seguir:
(05.13) Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.(02,05) Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. (02.13) Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. (02.21) Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. (03.19,20) E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. E outros mais.

 O teste

  Em resposta a esse problema, João oferece três que de um modo ou e outro se repetem ao longo da carta, Eles são estabelecidos pela lei e depois reestabelecido por Stott:
  •  Teste moral (o teste de retidão ou obediência)
Muitas pessoas dizem: Eu tenho Jesus em meu coração!
Mas a pergunta que não quer calar é:
- De quem é o seu pulmão, da Souza Cruz (empresa de cigarros)?
- De quem é o seu rim , da cinqüenta e um (51), do Velho Barreiro?
Logo conclui-se que esta pessoa é divida entre seus vícios e prazeres, logo Jesus não tem espaço nesta vida. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (dinheiro) Mt 06.24.
Um teste de retidão na prática na vida do crente, isso não significa que o cristão esta sem pecado – na verdade, João diz que aquele que declara que não ter pecado engana a si mesmo e faz de Deus um mentiroso (01.08,10).
  • Teste Social (o teste do amor)
Viver na pratica do amor não e´ como algumas pessoa vem pregando na mídia, um amor fingido ou um amor egocentrista, hoje nós vemos pessoas falando de família com tanta propriedade, mas vai ver a vida desta pessoa, uma vida de separação ou como temos visto amor intolerável, errou eu quero separação, não agüento mais, e depois vem falar de lutar pela família? Que moral uma pessoa que vive trocando de parceiro tem para falar de família? Eu gostaria de saber!
O amor que Deus apregoa por intermédio de Paulo em I Co 13, fala de um amor voltado mais para caridade do que do significado que a palavra “amor” carrega hoje em nosso século XXI. Gastar de R$ 300,00 à R$ 1000 em um Petshop, mas desviar-se de um necessitado, que tipo de amor é este?
Não estou aqui fazendo menção a esmolas em cada esquina, mas fazer parte de alguma coisa que olhe para o próximo como a si mesmo.
Este é um teste de relacionamento de cristão para cristão mais a sociedade. Ele os ama como Deus ou está mais falhando ao demostrar amor pelos outros, esta pessoa (ou você) está se enganando ou está tentando enganar.
  •  Verdade (o teste doutrinário, o teste da crença em Jesus)
O terceiro é doutrinário, João alega que ninguém que nega crer que o pré-existente Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, veio em carne num determinado período do tempo da História e morreu por nossos pecados, pode ser cristão.

Conclusão

Por outro lado, esse teste desafiam a suposição. São testes pelos quais qualquer um que alega ser cristão pode examinar a si mesmo para determinar se é de fato filho de Deus ou não. E esses testes também podem (e deveriam) levar um cristão à ousadia santa em sua abordagem de Deus, o que é seu privilégio e direito como cristão, e pode capacitar seu discurso com aquela nota de autoridade de que precisa enquanto tenta dar testemunho a outras pessoas.
Espero que tenha aguçado o desejo de alguns a pensar a cerca de seu relacionamento com Deus, “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mt 07.21.

Fonte: A Epístoloas De Joao - James Montgomery Boice, Editora CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário