17 de ago. de 2009

Menu de Atitudes

  Hoje temos visto em nossas livrarias muito conteúdo sobre gestão, administração e liderança, não apenas nas instituições privadas e públicas, mas também e principalmente nas igrejas evangélicas no Brasil.

Todos pelo menos uma vez já pensaram a seguinte frase:
- Se fosse eu faria assim...
Esta é uma questão de ter uma visão ou experiência no assunto em apresso. Mas surge uma pergunta logo que penso em liderança: Estou preparado para liderar? Tenho as qualificações necessárias para líder um grupo de pessoas de 10, 50, 100 ou mais pessoas?
Quais as qualidades que tenho ter?
Com base nesta questão, escrevi uma pequeno meu Atitudes e suas Definições.

Criatividade

Apresentar novos padrões, ideias originais e soluções inovadoras para situações no trabalho desenvolvido. Os indivíduos criativos utilizam-se de ‘gatilhos’ ou ideias simples para desenvolver ideias mais complexas.
Durante o processo criativo, eles fazem uso de componentes da criatividade que auxiliam o momento criativo. Dessa forma, as pessoas criativas:
Têm um comportamento investigativo e colocam questões, buscando detalhamento nas respostas.
Geram de muitas ideias, avaliando soluções alternativas;
Buscam soluções inovadoras e até então não imaginadas;
São ousados na busca de soluções;
Têm facilidade abstrair e conceituar novas ideias.

Cooperação

Interesse e disposição para ajudar outras pessoas na realização dos trabalhos e consecução se objetivos. Ainda que a totalidade dos membros de um grupo beneficiem da cooperação de todos, o interesse próprio de cada indivíduo pode agir em sentido contrário. Nós seres humanos somos verdadeiramente egoístas, em alguns de nós não existe nenhuma forma de cooperação pura(faço agora e espero que em ajude depois quando precisar). A cooperação embora seja vista como interacção grupal não passa de uma forma egoísta.Neste contexto cada ser humano retira da cooperação o que mais lhe convém dando assim a sua caracteristica intrínseca do egoísmo e egocentrismo. Os indivíduos agem de forma a maximizar os seus ganhos em todos os aspectos da sua vivência. Cooperação pressupõe também que os individuos se preocupem com os outros que pense no colectivo também. Por vezes o individuo tem que se sacrificar pelo todo (o louva-a-deus macho deixa que a fêmea lhe coma a cabeça para que possa retirar daí nutrientes que lhe permitiram dar continuidade à espécie) proporcionando assim um maior desenvolvimento e progressão do colectivo e por consequência do individual também.

Flexibilidade / Adaptabilidade

Adaptar-se com facilidade a novas situações e/ ou pressões de trabalho. Você tem adaptabilidade quando:
É capaz de compreender que o mundo está em transformação contínua, e busca preparar-se ininterruptamente para as transformações que ocorrem nos métodos de trabalho, exigências profissionais e de conhecimentos, etc.
Ao invés de criticar as mudanças, procura entendê-las, e adaptar-se de melhor forma possível ao novo ambiente;
Busca novos conhecimentos de maneira contínua, que possam ser proveitosos num ambiente seguidamente mais competitivo;
Aprende a inovar, trazendo soluções para o ambiente de trabalho, família ou atividades coletivas.
Admite que precisa de novas capacidades, e procura desenvolvê-las;
Faz o que é diferente, saindo da rotina, visando explorar novas maneiras de aprender na prática o que novas situações exigirão;
Procura inspirar-se em pessoas que têm excelência profissional e pessoal, sem deixar de valorizar e aprimorar suas próprias capacidades e individualidade;
Valoriza o trabalho em equipe, buscando participar significativamente do resultado exigido do grupo frente às novas situações.

Iniciativa

Inicia o trabalho o trabalho por conta própria sem ficar esperando o outro começar a fezer para depois começar o trabalho e influencia o curso dos acontecimentos.Tudo tem que começar por algum lugar e principalmente por alguém, se seguimos sempre este conceito certamente encontraremos o trabalho sendo desenvolvido por uma pessoa pró-ativa (esta sempre preparada para executar o serviço) e nunca por uma pessoa reativa (age por impulso, sem pensar).

Pró-atividade

Como falamos de forma mais resumida e direta, esta pessoa prevê oportunidades / problemas que ainda não aconteceram e antecipa-se, agindo com rapidez e eficácia. Em todas as organizações sempre existem pequenas e grandes questões a serem enfrentadas. Nota-se que, algumas vezes, problemas que não são resolvidos durante anos são solucionados com a ajuda de uma sugestão de um colaborador.
 Sobretudo em empresas grandes, existem políticas de coletivas de sugestões dos funcionários. Mas, nas igrejas, é muito difícil de ver este tipo de atitude, as pessoas nem se arriscam a indicar uma ideia, pois acreditam que suas ideias são fora de propósito. Isso é um engano muito grande de líderes e liderados na igreja. Ideias e conceitos simples já resolveram problemas crônicos de algumas corporações. Detalhes pequenos que só uma pessoa percebeu podem representar ganho em eficiência e redução de custos.

Integridade

Apresentar postura honesta frente as várias situações apresentadas. Integridade é ser aquilo que dizemos que somos. A Bíblia diz em Salmos 25:21 “A integridade e a retidão me protejam, porque em ti espero.” Uma das provas mais difíceis da integridade são as riquezas. A Bíblia diz em Lucas 16:10-11 “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito. Se, pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?”

Credibilidade pessoal / Legitimidade

Fazer-se acreditar junto a outras pessoas pela competência e domínio de suas atuações.Algumas pessoas apresentam certa resistência a esse conceito de “vender-se”. Acreditam que vender é uma ação específica de vendedores profissionais, pessoas com uma lábia extraordinária e uma habilidade fantástica para enganar os outros. Assim, não conseguem ver-se como vendedores, pois atribuem a isso uma conotação negativa. Isso é especialmente significativo entre os professores, que julgam ser sua tarefa de ensinar a mais nobre entre as tarefas possíveis, e portanto superior a “vender”. No entanto, caro amigo, a verdade é que somos todos vendedores. Na acepção mais ampla do termo, todos estamos grande parte do tempo vendendo algo e principalmente vendendo a nós mesmos. Você se vende quando busca um relacionamento novo, quando pede o carro emprestado ao pai (“sou responsável, pai!” ), quando busca o primeiro emprego, e também os demais, quando debate argumentos com um amigo sobre política, cinema, futebol ou arte. Todos os dias no trabalho, no casamento, na família, até no trânsito, estamos vendendo uma imagem, uma opinião, uma proposta.

Ética

A ética pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquilo que é frequentemente descrito como a "ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer 'Casa da Alma', isto é, susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética. Enfim, a ética é julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa em um senso comum entre pessoas.

Humildade

Poder valorizar e entender as suas limitações de si mesmo e dos outros. Uma coisa interessante que humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão. Denotando que todos nós somos feitos do mesmo sumo, da terra.

Transparência

Posicionar-se de forma clara, objetiva e constante. Esta é um das qualidades que muitas das vezes falta em nosso carater. A tranaparência não deixa trazer os feitos para nós mesmo, mas deixa claro de como e de onde ocorram as ações ocorridas por nós.



É muito difícil ter todas as estas qualidades, por isso não devo querer ser um lider antes da hora, não devemos pular etapas, mas viver cada dia com suas lições e aprendizado cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário